História

A vida urbana nos dias de hoje encontra-se em um estado altamente frenético. As grandes metrópoles mundiais sofrem problemas comuns, como insegurança pública, poluição (sonora, visual ou atmosférica), precariedade de determinados serviços públicos, congestionamentos no trânsito, entre outros aspectos.

Com Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul e a área de influência por ela exercida, não é diferente: é uma das mais importantes cidades do Brasil e do Mercosul; as causas da forte atração populacional são a industrialização, a infraestrutura e as oportunidades de emprego que a cidade oferece, fazendo com que milhares de migrantes de diversos lugares, sobretudo do interior do RS, almejassem melhores oportunidade de emprego e de renda. Mas, com a saturação dos espaços urbanos da Capital e o constante aumento da população, surgiu, em meados do século XX, uma grande região a sua volta, com cidades como Canoas, Novo Hamburgo e Gravataí. Somando Porto Alegre com as cidades vizinhas, podemos contabilizar, atualmente, quase quatro milhões de pessoas. Porto Alegre, assim como as demais cidades da região, é cosmopolita, onde há uma integração total entre as mais diversas etnias. 

Esta pesquisa tem, por finalidade, analisar e descrever como Porto Alegre e sua região tornaram-se o que é hoje: uma região, com vários problemas sociais, obviamente, mas também um lugar com ótima qualidade de vida, em que seus habitantes a estimam muito. Pretende, ainda, mostrar sugestões para um futuro melhor, tanto para a região, quanto para seus habitantes.

Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, situada às margens do Lago Guaíba, surgiu através da chegada do tropeiro Jerônimo de Ornellas, em meados do século XVII, que se estabeleceu em um sítio na região. Este sítio deu origem a um povoado, onde também se fixaram casais açorianos, iniciando assim a colonização local.

Sobre sua posição geográfica, 

Porto Alegre é um porto. Um porto lacustre. Como os portos, é marcada por um misto de espera e de movimento. Pouso e circulação. Porto Alegre é uma esquina. Entrada para os rios interiores, caminhos líquidos que conduziram a população portuguesa ao interior do continente do Rio Grande do Sul. Ao sul, saída para o mar, atravessando o Guaíba, passando pela Lagoa dos Patos, que leva ao “Grande Mar Oceano” (SILVA, 2012).

A cidade, antes de ter a denominação atual, foi chamada de Porto de Viamão, Porto do Dorneles, Porto dos Casais e Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. Sua fundação foi a 26 de março de 1772. Em 1773, foi transformada em Capital do Estado. Em 1808, a cidade foi elevada à categoria de vila, adquirido o status de cidade em 1822.

Sobre a evolução de Porto Alegre, pode se considerar que:

A evolução da cidade ao longo da história pode ser entendida a partir da relação existente entre variação de população (acréscimos ou decréscimos) e funções urbanas. (...) à medida que aumenta a população de um núcleo urbano, também aumentam e se diversificam as funções desse núcleo, e vice-versa (MENEGAT, 1998).

A evolução de Porto Alegre pode ser dividida em cinco períodos: o primeiro foi caracterizado pela ocupação do território e a formação do núcleo da cidade, até 1772. Sua função era estritamente portuária; o segundo período é compreendido entre 1772 e 1820, cujas funções eram de apoio à produção primária, militar e administrativa; No terceiro período (1820-1890), Porto Alegre, já com uma população de mais de 52 000 habitantes, desempenhava também a função comercial. Essa função desenvolveu intensamente a cidade, mas o que fez Porto Alegre tornar-se a metrópole que é hoje foi a sua industrialização (quarto período, 1890-1945). Nessa época, a fisionomia da cidade mudou completamente, deixando de ser uma pacata cidade para tornar-se uma grande metrópole. No quinto período, que começou em 1945 e vai até nossos dias, a população da cidade cresceu cinco vezes, passando de 272 000 para 1 400 000 habitantes.

No século XIX, Porto Alegre possuía ares do que chamamos atualmente de “cidade do interior”. Mas com o constante desenvolvimento econômico que adquiriu, a cidade transformou-se completamente.

O porto da Capital desempenhou importante papel no crescimento da cidade, desde sua fundação. Mas o que realmente revolucionou a cidade foram as obras viárias, ao longo do século XX, executadas com o objetivo de melhor a infraestrutura e o bem-estar da crescente população.

Surgiram, entre outras obras: o Túnel da Conceição, nos anos 1970; a Avenida Farrapos, na metade do século XX, que constitui importante ligação entre o Centro e a Zona Norte e o Aeroporto; o Aeroporto Salgado Filho, nos anos 1950 (que foi renovado em meados de 2000); diversos viadutos; corredores de ônibus; a Travessia Getúlio Vargas (Ponte do Guaíba), entre outras. A Terceira Perimetral, ligando o Aeroporto à Zona Sul, foi uma das obras viárias mais recentes construídas na Capital. Em 2014, Porto Alegre foi uma das subsedes da Copa do Mundo no Brasil, recebendo milhares de turistas. Embora algumas obras destinadas ao evento ainda não tinham sido concluídas em 2015, o evento deixou um legado de divulgação e exposição da cidade no cenário internacional.

Porto Alegre é uma das capitais brasileiras com melhor qualidade de vida, mais arborização (devido à grande quantidade de áreas verdes) e melhor bem-estar para seus habitantes. Obviamente, também tem problemas como outras grandes cidades, mas orgulha seus habitantes por suas belezas naturais (pôr-do-sol do Guaíba) e sua vida cultural intensa. Eventos (como a Feira do Livro e a Bienal do Mercosul) e espaços como parques, museus e pontos turísticos como a Usina do Gasômetro movimentam a cidade. Shows de diversos artistas, regionais, nacionais e internacionais colocam Porto Alegre na rota cultural nacional.

É uma cidade que abriga diversas etnias, com integração entre todas elas. Possui elementos das mais diversas religiões, convivendo pacificamente entre si. O futebol é outra paixão na cidade, dividindo seus habitantes entre dois dos principais clubes de futebol brasileiros, Grêmio Football Porto-alegrense (fundado em 15/9/1903) e Sport Club Internacional (fundado em 4/4/1909).

Existem inúmeros outros aspectos que fazem de Porto Alegre uma cidade muito querida, não só por quem nela vive, mas por todos os gaúchos e brasileiros, que admiram uma cidade forte, desenvolvida e muito simpática.

Datas-chave de Porto Alegre

Em 1950, de acordo com o então prefeito Ildo Meneghetti, a polêmica sobre a fundação de Porto Alegre foi encerrada, com a ajuda do Instituto Histórico de Geografico, que afirmou:

Início do povoamento de Povoamento de Porto Alegre em 1732;

Fundação em 26 de março de 1772, elevada à freguesia e desmembrada de Viamão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário