Muitos cidadãos de outras regiões do Brasil tem a impressão de que Porto Alegre é a capital mais fria do país, por ser a mais meridional (ao sul). Na verdade, esta condição pertence à Curitiba, no Paraná, que situa-se a mais de 930 metros acima do mar e tem verões amenos.
No verão, Porto Alegre costuma ser chamada de “Forno Alegre”, por conta de seu tórrido verão, que varia em médias superiores a 25°C e máximas de 40°C.
No inverno, há frio em Porto Alegre, obviamente. Já chegou a 0°C algumas vezes e até neve, em julho de 1984. Mas ainda assim, é menos frio do que regiões como a Serra Gaúcha e a Campanha, que registram temperaturas ainda menores.
Em muitas épocas, a grande densidade de edificações da capital gaúcha ajuda a reter o calor, por conta do cimento e de materiais que dificultam a ação do vento. Entretanto, a orla do Guaíba e regiões de morros, apresenta uma grande circulação de ventos.
Chuvas são regulares, embora há alternância de períodos de estiagem e de fortes chuvas. Porto Alegre foi bastante afetada pelas enchentes de maio de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário