Porto Alegre é a cidade-sede da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), criada Lei Complementar Federal do Brasil 14, de 8 de junho de 1973, que, em 2024, engloba 34 municípios, fazendo um eixo de ligação que parte do Centro Histórico pelas Avenidas Farrapos e Castello Branco rumo à Serra e ao Litoral, seguindo pela BR-116. Outra ligação é a BR-290, a leste para o litoral, e a oeste, para o sul, campanha e Fronteiras com a Argentina e o Uruguai.
Parte da RMPA está situada em planícies. Há morros e áreas de maior elevação como o Vale dos Sinos, Encosta da Serra, Zona Sul de Porto Alegre, Viamão e São Jerônimo.
São áreas densamente povoadas, com municípios de diferentes áreas. Esteio, por exemplo, tem 28 km². Já Viamão se estende por quase 1.500 km².
Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Eldorado do Sul, Esteio, Arroio dos Ratos, Campo Bom, Sapiranga e Parobé tem grandes concentrações industriais.
A grande atração populacional da RMPA pela industrialização a partir dos anos 1980, e antes, de Porto Alegre, ao longo do século XX, trouxe como consequências o desemprego, a carência de moradias adequadas, o desarranjo do ambiente, falta de saneamento, má iluminação e insegurança pública, a violência urbana, o tráfico de drogas, a criminalidade, a prostituição e outros graves problemas urbanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário